Dez temas que podem cair na prova de linguagem do Enem

Posted on outubro 24, 2012

0


Para se dar bem na prova de linguagens, códigos e suas tecnlogias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicada no domingo (4 de novembro), é necessário saber interpretar textos, quadrinhos, charges, poemas.

A prova engloba língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. A imprensa ouviu representantes de cursinhos para saber quais assuntos podem ser cobrados, confira:

VEJA 10 DICAS DE TEMAS QUE PODEM CAIR NA PROVA DE LINGUAGENS DO ENEM

1) Linguagens no Enem
A prova de linguagens é dividida em competências e habilidades. Entre elas, a prova exige a habilidade do candidato de diferenciar os vários tipos de linguagens e saber relacioná-las. A língua se trata não apenas de um texto escrito, mas de outras formas como, bula, poema, TV, jornais, sinais e desenhos.

2) Organização do texto
O texto é uma das competências mais importantes cobradas pelo exame. O Enem compreende texto como organização e tem estrutura que pode ser dividida em dois aspectos: micro (estrutura) e macro (contexto).

3) Funções da linguagem
As funções da linguagem costumam ser abordadas na prova do Enem. Estude mais sobre os elementos da comunicação como emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

4) Metáforas
Metáfora é uma palavra ou expressão que pode ter mais de um sentido. O denotativo, aquele que está no dicionário, e o conotativo, um sentido figurado.

5) Tempos verbais
O uso dos tempos verbais, que podem ter um efeito literal ou não literal, é um tópico gramatical muito cobrado nos vestibulares porque envolve o valor semântico de um instrumento gramatical.

6) Estilo literário
O naturalismo sofre uma influência direta das doutrinas materialistas e científicas que foram observadas na Europa durante o século 18: positivismo, determinismo e o darwinismo. As três doutrinas têm em comum o fato de ver o mundo de maneira científica.

7) Modernismo
As obras de Graciliano Ramos são uma boa expressão da característica do modernismo. Procure estudar sobre como no início do século 20 literatura se voltou para os problemas do país.

8) Sociologia
Sociologia é um tema que pode ser abordado na prova. No vídeo ao lado, o professor Fábio Medeiros explica os valores sociais. “Apesar de os valores sociais serem uma construção social o indivíduo também tem a capacidade da escolha. O ser humano é sempre livre e assume as consequências de suas decisões.”

9) Espanhol
O Enem traz questões de língua estrangeira. O candidato deve ter escolhido a opção espanhol ou inglês no ato da inscrição. Aprenda exemplos do uso das conjunções em espanhol.

10) Inglês
Para quem optou questões em inglês no Enem, pegar uma aula explicando uso da expressão ‘to get’.

Em língua portuguesa e literatura:
“Podem aparecer questões relacionadas com as características dos movimentos literários e artísticos. É comum aparecer questões interdisciplinares que apresentam um texto literário (em prosa ou poesia), relacionando-o com uma obra de arte (pintura ou escultura). Também são frequentes questões que relacionam textos atuais extraídos de jornais e revistas para verificar se o aluno possui a habilidade de entender o assunto principal comum aos dois ou mais textos. Outras questões que sempre estão presentes são charges com a presença de ambiguidade ou ironia.”

> Professores Caco Penna e José Amzalak do CPV Vestibulares

“Entre os temas que devem ser abordados estão:
– Funções de linguagem;
– O reconhecimento no texto de características de estilos literários;
– Uso dos conectivos, com destaque para o valor das conjunções.”

> Curso e Colégio pH, do Rio de Janeiro

“Predominam questões de interpretação e análise de textos, quadrinhos, charges e imagens em geral. Mas o aluno não deve subestimar essas questões e deve intensificar a resolução das mesmas para se qualificar para a prova. Não há uma cobrança significativa de questões relativas à gramática normativa.”

> Cursinho Oficina do Estudante, de Campinas

“Muita atenção aos poemas metalinguísticos, que discutem a própria forma de fazer poesia. Nisso a briga dos parnasianos com os românticos e dos modernos com os dois anteriores é muito importante. As poesias ou as prosas engajadas socialmente são outro ponto certo, especialmente o romance “Vidas Secas” (Graciliano Ramos) e o poema “Morte e vida Severina” (João Cabral de Melo Neto).”

> Professor Rafael Julião da Escola Garriga de Menezes, do Rio de Janeiro

As provas
O Enem será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.

Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.

As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Pesquisa: Jhonatas Cardoso (Zaíra Manhães de Andrade)

Fonte: Site 180 graus